domingo, 22 de julho de 2007

A LETRA “G” NA MAÇONARIA

“Alguns autores maçônicos são unânimes em afirmar que a letra G é, sem contestação, um enigma maçônico, que sucintas interpretações e comentários alguns fantasiosos, porém constitui um verdadeiro mistério que nem os mais cultos e sábios Maçons conseguem decifrá-lo”.


A letra G, é a sétima letra do nosso alfabeto, estudos concluem que pode ter vários significados:
Gravitação: É a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria.

Geometria ou a Quinta Ciência: É fundamento da ciência positiva, simbolizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge à noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada.

Geração: É a vida perpetuando a série dos seres. Força Criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas.

Gênio: É a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor.

Gnose: É o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais, que é o principal fator do progresso.

Glória: a Deus.

Grandeza: O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação.

Gomel: Uma palavra hebraica entende-se, os deveres do homem para com Deus e os seus semelhantes.

No centro da estrela flamejante, também conhecida como pentagrama, vê-se a letra G. É indiscutível que a melhor significação é Gnose, ou seja, CONHECIMENTO.

O caráter homonial da estrela flamejante é a luz das fontes pitagóricas e das referências gregas e romanas, portanto é impossível negar ao símbolo o seu significado mágico, eis que Pitágoras se dedicava à magia.

Na segunda metade do século V de Roma que se inventou a letra “G” que, visivelmente, é uma simples modificação do “C”,que no latim , encontramos indiferentemente as formas como Caius ou Gaius, Cnoeus ou Gnoeus, uma com o mesmo valor fonético da outra.


G é a primeira letra do nome de Deus em países anglo-saxões como: Gott, na Alemanha; God, na Inglaterra e Holanda; Gud, nos países escandinavos e Gad na Síria e na Pérsia era Goda. Alguns autores parecem não ter percebido que todos os nomes Gott, God, Gud, Geração, Gravitação, Geometria, Gênio, Glória, Grandeza, etc.., começam realmente por G, na língua empregada por eles, porém traduzem-se por nomes que não se iniciam pela letra G em muitos outros idiomas.
Os gnósticos (conhecedores ou clarividentes) possuidores da Gnose ou verdadeira ciência têm a mesma inicial.

Gnosticismo é um sistema de filosofia religiosa cujos adeptos supunham possuir o conhecimentos completos, absolutos, transcendentes, da natureza e atributos de Deus.

Wirth é de opinião que o significado da letra G vem das palavras GLÓRIA, GRANDEZA e GEOMETRIA, assim seria: Glória, para Deus; Grandeza, para o Venerável e Geometria para outros irmãos.

Em certos rituais, aparecem cinco significados diferentes da Letra G: Gravitação, Geometria, Geração, Gênio e Gnose.

A esta altura é necessário fazer a indagação: por que se contentar com esses cinco nomes, quando existem tantas palavras que começam pela letra G ?


Portanto a discussão em torno da letra G é um grande mistério a ser desvendado.

BIBLIOGRAFIA:
- A Simbólica Maçônica – Jules Boucher – Ed. Pensamento
- O Livro do Companheiro - Oswald Wirth

10 comentários:

arturcv3 disse...

excelente trabalho sobre o simbolo maçônico letra G, inclusive meu trabalho da 1 instrução foi baseado nesta postagem, parabens

Unknown disse...

muito bom trabalho,nos mostra um pouco sobre a historia da marçonaria e seus simbulos que são muitos impotamtes para nosso conhecimento e entendimento.
parabens.

hamilton disse...

tem tudo haver, no sentidode existir,GNOSE.( veja gnosticisno )

Mónica Isabel Vieira Mota disse...

A maçonaria é mesmo isso, o indefinido, o misterioso, o ocultismo...

itanimulli disse...

sei la se tem algo a ver, mas me falaram q o G significa o ponto do baricentro, ou seja liga todas as pontas ao ponto que e´chamado de G, que tem como funçao equilibrar

itanimulli disse...

sei la se tem algo a ver, mas me falaram q o G significa o ponto do baricentro, ou seja liga todas as pontas ao ponto que e´chamado de G, que tem como funçao equilibrar

itanimulli disse...

sei la se tem algo a ver, mas me falaram q o G significa o ponto do baricentro, ou seja liga todas as pontas ao ponto que e´chamado de G, que tem como funçao equilibrar

King Salomão disse...

O significado do "G" na maçonaria e inicial do Gamo ( deus Gamo para alguns ).

Unknown disse...

Ordem dos templarios!!

Unknown disse...

orden dos templarios!! CAvaleiros das trevas!!